Acupuntura na Saúde da Mulher

Desde 2018 venho aprimorando habilidades na interlocução entre terapias integrativas e assistência obstétrica, trazendo opções e protocolos clínicos seguros e cientificamente respaldados para abordagens não invasivas aos principais entraves que encontramos em nossa assistência cotidiana, reduzindo intervenções desnecessárias e seus possíveis desfechos.

🩸SAÚDE INTEGRATIVA: Harmonize corpo, mente e emoções. Propostas de cuidados que englobam saúde mental, apoiam sua saúde física em diversos processos de vida. Na saúde ou na doença. Distúrbios hormonais, sintomas perimenopausa, libido, distúrbios digestivos, ansiedade, TDAH, depressão, pós-cirúrgicos, dentre outros.

🩸GINECOLOGIA: Apoio nos tratamentos de desconforto menstrual, regulação da menstruação, endometriose, SOP, miomas, candidíase de repetição e outros.

🩸FERTILIDADE: Estudos de média a alta qualidade de evidência, alguns contemplando até 65.388 participantes relatam a associação entre acupuntura e o aumento da taxa de gravidez clínica em FIV/Transferência de embriões, numa proporção de até 63,9% versus 33,3% entre os grupos que realizam versus os que não realizam acupuntura. Nessa sequência.

🩸 GESTAÇÃO: A medicina chinesa pode atuar em larga escala na grande maioria das queixas correlacionadas às modificações gravídicas. Sendo atualmente náuseas, vômitos, azia, constipação, síndrome do túneo do carpo e ansiedade a maioria dos motivos que trazem gestantes à Sala de Cuidados.

🩸 GESTAÇÃO A TERMO: Ajustes de posicionamentos fetais (como correção precoce da apresentação pélvica e transversa) em conjunto com terapias manuais corporais específicas para gestação e, a partir de 36 semanas, favorecendo ajustes corporais que facilitam o parto normal.

🩸INDUÇÃO PARA O PARTO NORMAL:  ▪️ Reduz a necessidade de analgesia; ▪️ Reduz o tempo de trabalho de parto; ▪️ Prepara o colo, deixando mais susceptível à indução medicamentosa (se necessário); ▪️ Ativa o processo bioquímico de liberação de prostaglandina e ocitocina; ▪️ Relaxa e equilibra o assoalho pélvico; ▪️ Reduz o tempo de internação hospitalar.

🩸INTRAPARTO: Para os casos em que estão proscritos o uso intrahospitalar de ocitocina e/ou prostaglandinas, ou para redução das intervenções ainda em domicílio, a acupuntura pode ser uma alternativa para regularização das contrações, ajustes na tensão do colo uterino e facilitação da descida do bebê – com ou sem auxílio de terapias corporais.

🩸PÓS-PARTO: A acupuntura atua nos casos associados à hipogalactia (sendo associada à ansiedade, estresse e necessidade de estímulo para ajustes na função das glândulas mamárias), exaustão materna e estresse crônico, e nos casos de hipertrofia cicatricial pós-cirúrgica, (COMBOS DE ATENDIMENTO A PARTIR DE 5 SESSÕES).